segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

No último dia 05 de agosto de 2014, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde em nossa escola. O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo.
Os alunos do 1º e 2º anos do Curso Técnico em Enfermagem prepararam um dia diferente para que toda comunidade escolar pudesse pensar um pouco sobre esse dia. A escola foi toda decorada com o tema, com destaque para os cartazes com mensagens que orientavam sobre diversos assuntos ligados à manutenção da saúde. O dia começou com uma acolhida diferente, onde o Prof. Otávio Carias (Educação Física) comandou uma aula coletiva de Ginástica Laboral. Na ocasião, lançamos oficialmente o Projeto “Saúde e Bem Viver” que virá contribuir ainda mais com a divulgação de informações sobre saúde. No intervalo do almoço os alunos realizaram atividades lúdicas para reforçar essas informações e presentearam os participantes com barras de cereais, despertando-os para a prática de uma boa alimentação.
Devemos lembrar que ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em equilíbrio, definição dada segundo a OMS. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; atividade física; cuidados com a higiene pessoal e horas de lazer. É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo pode fazer um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública. A Saúde Pública é de responsabilidade dos governantes, e deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. 
A Enfermagem acredita que utilizar essa data para conscientizar a comunidade escolar sobre a prevenção e controle das doenças, sensibiliza-a para a construção de hábitos saudáveis de vida no dia-a-dia.